segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Esmalte de unha, perigoso para o meio ambiente?


O esmalte é vendido por um baixo custo, sendo acessível a todos. Sua composição é feita de massa base, pigmentos (corantes), acetatos de butila, etila e isoamila, toluol, nitrocelulose e resina arilsulfonamida. Para ser feito são necessárias três etapas: mistura, filtragem e envase. Durante essas 3 etapas consome-se energia elétrica e descarta-se resíduos. 
Um de seus componentes, o acetato de etila é levemente tóxico e infiltra facilmente no solo, pode contaminar os lençóis freáticos, contaminando a água, mas é rapidamente biodegradável.
Outro componente, o acetato de butila é altamente inflamável, podendo ser tóxico para o meio ambiente. Para ser descartado é necessário queimá-lo em um incinerador químico equipado com um pós queimador e lavador de gases. Se não executado devidamente, pode gerar gases prejudiciais a saúde da fauna e flora, além de intensificar o efeito estufa pela liberação de CO2.
O acetato de isoamila não é facilmente biodegradável e se jogado na água traz toxidade para a vida aquática.
O toluol em estado gasoso torna o ambiente inflamável sendo prejudicial a saúde de animais, plantas e seres humanos. Se contaminar os lençóis freáticos ocorre uma contaminação ao ambiente aquático sendo prejudicial a vida marinha.
Já o componente nitrocelulose, não traz nenhum efeito ao meio ambiente.


Aluna: Carolina Bosio

Um comentário:

  1. What is your betting on sport toto?
    A 토토 사이트 모음 football bet is a bet placed on the result of the team taking part in a football game. It is based on the result of a specific event or match

    ResponderExcluir